Ensino Fundamental
O ensino fundamental se divide em: Fundamental I – 1º ano ao 5º ano e Fundamental II – 6º ano ao 9º ano, e visamos:
- Garantir o desenvolvimento da capacidade de aprender, embasando-se nos meios básicos, tais como: domínio da leitura, escrita e cálculo;
- Proporcionar ao educando a capacidade de aprendizagem através da aquisição de conhecimentos e habilidades e na formação de atitudes e valores;
- Favorecer ao educando interagir com o mundo que o cerca por meio de suas atividades da aquisição e desenvolvimento dos conhecimentos;
- Assegurar o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e tolerância recíproca em que assenta a vida social;
- Propiciar atividades pedagógicas integradas que possibilitem o desenvolvimento do educando em suas áreas biopsicossociais.
No Ensino Fundamental I, apresentamos uma proposta construtivista e sociointeracionista baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
As aprendizagens essenciais que o aluno deve desenvolver ao longo de sua escolaridade no Ensino Fundamental I são definidas pela base Nacional Curricular (BNCC). Os conhecimentos e as competências que devem ser aprendidos visam a uma formação humana integral e à capacitação para construir uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática, mantendo abertas à pluralidade e à diversidade a fim de garantir a aprendizagem a todos.
Projetos educacionais são realizados no decorrer do processo ensino-aprendizagem para que nossas crianças empreguem seus conhecimentos adquiridos em sua vivência cotidiana.
O Ensino Fundamental II do Colégio Atheneu desenvolve nos alunos o hábito e o prazer em estudar e a valorização do compromisso individual com o resultado. Promove o desenvolvimento crítico, a produção criativa e multicultural, a consciência política e a ação social, valoriza a ética e estabelece parâmetros para o uso do saber nas esferas social, moral, intelectual e cultural.
Nossa proposta visa dar continuidade à produção de um saber que valoriza a inovação e a criatividade do aluno e a multiplicidade de formas e recursos do fazer pedagógico com o compromisso de atender e potencializar as particularidades de cada disciplina.
Há algum tempo, novas tecnologias têm revolucionado as áreas de conhecimento, os hábitos e comportamentos da maioria das pessoas. As tecnologias digitais, principalmente, vêm sendo acolhidas por nós de maneira muito abrangente e têm se mostrado essenciais para a continuidade das aulas. Diante do novo cenário, chegamos à conclusão de que a educação básica precisa, sim, preservar muitos de seus pilares, mas também deve se renovar, adaptando-se ao desenvolvimento da humanidade.